Propostas de actividades

TRABALHAR A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA


Propostas de actividades para trabalhar a consciência fonológica, discriminação auditiva, consciência lexical, trabalhar a sílaba, palavra e frase.

 Veja aqui este livro.

___________________________________________________________

MÉTODO  DAS 28 PALAVRAS – SÍLABAS E SONS  – ppt

Veja neste link: LIVRO Método das 28 PALAVRAS. SÍLABAS E SONS
___________________________________________________________

O MÉTODO FONOMÍMICO DE PAULA TELES – 1ª PARTE

 

Através desta metodologia fonomímica, multissensorial, descobrem com prazer a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto e, de degrau em degrau, vão progredindo nas competências da leitura e da escrita, aprendem a sério… a brincar…

Têm como objectivos específicos:

· Desenvolver a Consciência Fonémica – a consciência de que as palavras da linguagem oral são formadas por fonemas;

· Ensinar o Princípio Alfabético – ensinar que os fonemas da linguagem oral são representados pelas letras do alfabeto;

· Ensinar as Correspondências Fonema <-> Grafema – o conhecimento automático das diferentes correspondências fonema <-> grafema;

· Ensinar as Irregularidades nas Correspondências Fonema <-> Grafema – ensinar que alguns fonemas que podem ser representados por diversos grafemas e que alguns grafemas têm diferentes correspondências fonémicas;

· Memorizar as Cantilenas do Abecedário.

Destinam-se a todas as crianças, com e sem dificuldades fonológicas ou de leitura, desde a fase de “leitores-ouvintes” até conseguirem atingir uma leitura correcta, fluente e compreensiva.

____________________________________________________________

  Aprender com alegria: ludicidade na alfabetização de jovens e adultos
             

                       PowerPoint realizado por: Telma Ferraz Leal

Clique neste link e veja o PowerPoint: Aprender com alegria

______________________________________________________________________________________________________________

CANTILENAS

As Cantilenas destinam-se a todas as crianças, com e sem dificuldades fonológicas ou de leitura desde a fase de “leitores-ouvintes” até à fase de “leitores hábeis”, ou seja, até conseguirem atingir uma leitura correcta, fluente e compreensiva. Podem ser usados individualmente, em grupo, em casa, na Escola.

A colaboração e apoio dos pais é um auxiliar extremamente valioso, porque favorece uma maior aproximação afectiva entre pais e filhos, permite uma melhor compreensão dos pais em relação às reais dificuldades sentidas pelos filhos, estabelece uma relação de ajuda e cumplicidade que se prolonga para além desta situação específica.

Apresentação de algumas Cantilenas do livro da Doutora Paula Teles:

“I”

INÊS E A IGUANA

Inês viu uma iguana

gordinha, gordinha…

mas, que grande língua tinha!

i… i… i

 _____________________________________________________

 “T”

TEXUGO TENOR

texugo Tenor

é cantor, toca tambor.

 

 

_____________________________________________________________

“CI”

CIGARRA CIDÁLIA

Cigarra Cidália é ciganita

canta… cicici,

tem a voz bonita.

____________________________________________________________________________________________________________

Actividades para desenvolver a consciência lexical

(Retirado do livro de Fernanda Leopoldina)

 Exemplo: Partes do Corpo

Linguagem expressiva: ” Está aqui a figura de um rapaz. Gostava que me dissesses o nome da parte do corpo dele que eu vou apontar”.

Linguagem receptiva: “Está aqui a figura de um rapaz. Gostava que tu apontasses a parte do corpo dele que eu disser”.

  1. Olhos
  2. Orelha
  3. Queixo
  4. Pescoço
  5. Ombros
  6. Cotovelos
  7. Barriga
  8. Joelho

 

 

_____________________________________________________________________________________________________________

 Actividades Memória Auditiva

Exemplo: Pseudo-Palavras

“Eu vou dizer-te algumas palavras esquisitas (engraçadas), e gostava que as repetisses depois de eu as dizer. Lembra-te que é importante que repitas igual ao que eu disser”.

Apresentar as palavras à cadência de duas por segundo.

Nota: para o item ser cotado como correcto as 3 palavras deverão ser repetidas respeitando a ordem.

Leco – Fima – Sila

Bila – Fajo – Nala

Palo – Gofa – Jufa – Dima

Tica – Dule – Muto -Feco

Exemplo:  Palavras

“Eu vou dizer-te outras palavras, e gostava que as repetisses de eu as dizer. Lembra-te que é importante que repitas igual ao que eu disser”.

Apresentar as palavras à cadência de duas por segundo.

Nota: para o item ser cotado como correcto as 3 palavras deverão ser repetidas respeitando a ordem.

Mar – Pote – Dança

Carro – Gato – Maçã

Mesa – Chuva – Criança – Mota

Sol – Ler – Xaile – Bota

Exemplo: Frases

“Eu vou dizer uma frase. Quando eu acabar, gostaria que a repetisses exactamente como eu disser”. Primeiro é a minha vez, e a seguir és tu”.

O cão gosta das crianças.

A Maria está no carro.

A Mãe disse à irmã para tomar conta do bebé.

Temos que ir a pé, porque esta é a bicicleta do Pedro.

A Mãe pediu à Sandra para levar o cão castanho para casa.

 

“Agora gostava que fizesses o que eu te vou pedir”.

 

Exemplo: Ordens

Levanta-te, e põe as mãos em cima da tua cabeça.

Senta-te, abre o livro, e põe-no no teu colo.

Dá-me o livro, vai até à porta e volta para o pé de mim.

 

Um manual a adquirir para quem trabalha os CEI

Sinopse
"Este manual tem como principal objetivo o de proporcionar aos alunos com necessidades educativas especiais um conjunto de atividades promotoras da aprendizagem e treino funcional, uma vez que apresenta um excelente conjunto de atividades diversificadas e úteis para a preparação e inclusão na vida ativa dos jovens com necessidades educativas especiais. Assim, os seus objetivos e características estão assentes numa perspetiva funcional, privilegiando as aprendizagens em contexto real, tendo o intuito de potenciar nos alunos o desenvolvimento de competências ao nível do português funcional e comunicação, matemática para a vida e autonomia pessoal e social. As atividades propostas têm por base a prossecução de objetivos alcançáveis a curto prazo, servindo de reforço e de motivação para a aprendizagem de novas habilidades. Privilegiam a vivência das tarefas no ambiente escolar, que permitam ao aluno com necessidades educativas especiais, a independência nas diferentes atividades de vida diária. Pretende-se ainda que este se assuma como uma base de trabalho para todos os professores, profissionais e técnicos que lidam com a diferença, no sentido de os ajudar a organizar as suas práticas pedagógicas."
 
Programa de Treino de Competências Funcionais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais de Maria João Miranda, Ana Beja

 

 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Assinalado nma Escola EB 2,3 através de uma Ação de Sensibilização para a Diferença de pessoas que se movimentam de forma diferente. A atividade esteve a cargo da Drª. Sónia Canteiro, Psicóloga, Drª. Marta Branco e Professora de Educação Especial, Maria Clara Fonseca. Foram convidados professores e representante de Associação de Pais, os quais compareceram. Aproveito para aqui salientar e agradecer o esforço realizado pelos clegas que tornaram possivel esta a actividade. Obrigada a todos os presentes por tornarem diferente este dia.

 

 

 

 

 

 

Avaliação e Diagnóstico...

 

 
Avaliação e Diagnóstico em Dificuldades Específicas de Aprendizagem - Trata-se de um livro, da Colecção Ficheiros Pedagógicos - ASA, que pode ser muito útil para a avaliação da dimensão relativa às "Actividades e Participação" da CIF.
De acordo com Clara Santos, Glória Nunes e Helena Serra, que efectuaram a supervisão da obra, é um "guia essencial para ajudar crianças com dislexia e dificuldades específicas de aprendizagem . (...) permite perceber, detectar, avaliar e diagnosticar estes casos, para intervir junto das crianças, através de um Programa Educativo Individual adequado".
Destina-se, essencialmente, aos 1º e 2º Ciclos e inclui um CD-ROM, que permite manipular os materiais apresentados.

 

Recursos

Dificuldades de Aprendizagem

 

Com as inúmeras ferramentas disponíveis na Internet e através de programas como o HotPotatoes , o professor pode realizar exercícios personalizados e de acordo com as características e necessidades dos seus alunos.

O professor pode criar diferentes exercícios de acordo com as possibilidades oferecidas:

JCloze – criar exercícios de texto lacunar;

JQuiz – criar questionário de escolha múltipla ou de resposta curta;

JCross – criar problemas de palavras cruzadas;

JMatch – criar exercício de associação de pares;

JMix – criar exercício de frases desordenadas;

The Masher – criar uma unidade didáctica com vários exercícios.

Uma das vantagens de se realizarem materiais deste tipo é o facto de os mesmos disponibilizarem de imediato a correcção dos exercícios. O aluno pode ainda resolvê-los a qualquer altura, bastando para isso ter acesso à Internet. Sendo o feedback imediato, o aluno tem mais autonomia na sua aprendizagem. Além disso, o carácter interactivo dos mesmos aumenta a motivação dos alunos.

Para a realização destas actividades, é necessário que o professor possua alguns conhecimentos básicos em informática, nomeadamente na criação e edição de páginas Web. Tal como já dissemos, o HotPotatoes é bastante intuitivo, sendo apenas necessário da parte do professor uma boa dose de criatividade e algum tempo livre para a criação das actividades. Estas poderão consistir em testes de escolha múltipla e de resposta simples ou curta, testes de correspondência e de preenchimento de espaços, palavras cruzadas, podendo o professor recorrer ainda a imagens, som e vídeo. Não nos vamos deter em aspectos técnicos do programa, já que esse não é um dos objectivos deste trabalho. Após a instalação e configuração do programa que são, por sinal, bastante acessíveis, resta dar largas à imaginação e começar a criar exercícios em função das nossas necessidades e objectivos.

 

Sugerimos o site "Pratica para @prenderes!",

Para aceder aos exercícios, o utilizador deverá clicar no “quadro” sendo depois direccionado para a página onde estão as opções de menu:

- Linguagem (expressão escrita e compreensão de leitura);

- Matemática;

- Psicomotricidade;

- Percepção (discriminação visual e auditiva).

Adoptamos assim estas quatro áreas, apoiando-nos para isso em Correia & Martins (1999, p. 6)(1): “Numa perspectiva educacional, as DA reflectem uma incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita, ou do cálculo ou para a aquisição de aptidões sociais”. A criação dos exercícios teve em linha de conta a lista de verificação do Centro Nacional Americano para as Dificuldades de Aprendizagem (1997), e os sinais indicadores apontados por Levine (1990), ambos referenciados pelos autores supracitados. Realçamos o facto de que os exercícios criados são meramente exemplificativos daquilo que pode ser feito. Tentamos ser o mais abrangente possível, tendo sempre presente que um trabalho deste tipo tem mais a ganhar se for feito ao longo do tempo e de acordo com as necessidades do momento.

(1) CORREIA, L. M.; MARTINS, A. (1999). Dificuldades de Aprendizagem. Que São? Como Entendê-las? Porto: Porto Editora.

 

HagáQuê

O HagáQuê é um software que permite a criação de histórias em Banda Desenhada. Cada vez mais utilizado por pessoas com NEE, tem vindo a ser melhorado em termos de acessibilidade.

 

Ardora

O Ardora é um software que permite a criação de actividades escolares para a Web.

 

PhotoStory

O PhotoStory é um software da Microsoft que permite integrar imagens, legendas, narrações e músicas sendo o resultado final uma apresentação em vídeo que pode partilhar na Net ou gravar em CD/DVD.

 

LIM (Livros Interactivos Multimédia)

O LIM é um software que permite criar materiais educativos e actividades interactivas para a Web. Permite criar 30 actividades diferentes sendo os ficheiros exportados em formato SWF.

 

 

Calendário de Eventos

A Ação de Sensibilização “Intervenção Precoce na Infância”

15-11-2013 10:31
    O Departamento de Educação Especial convida todos os interessados a estarem presentes na primeira atividade do seu Plano Anual de Atividades a realizar no dia 27 de novembro do corrente ano, quarta-feira, pelas 17:30 horas, na Escola José Maria dos...

Exposição "ser diferente"

10-10-2013 22:37
  Exposição “ É bom ser diferente”. Cartazes, textos e poesias. Promover a igualdade de oportunidades; Reconhecer riqueza na diferença; Melhorar a integração dos alunos na comunidade...

Atividade com os alunos para celebrar a diferença

10-10-2013 22:31
  Atividade Objetivos Intervenientes   Calendário Apresentação em PowerPoint e/ou filme alusivo à diferença; Workshop de Língua Gestual. Alunos experienciam a vida de um deficiente motor...

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

10-10-2013 22:15
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objectivo a motivação para uma...

Sessão de Sensibilização no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

10-10-2013 17:27
  Atividade Objetivos Intervenientes Dia Internacional das Pessoas com deficiência: Sessão de sensibilização e esclarecimento para a diferença. Envolver as pessoas com deficiência; Consciencializar a comunidade...

Notícias

Ação de Sensibilização “As NEE em Contexto Inclusivo

23-04-2015 10:24
Realizou-se no dia 22 de abril de 2015 uma Sessão de Sensibilização subordinada ao tema: “As NEE em Contexto Inclusivo” na Sede do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos – Pinhal Novo – Palmela e contou com a presença dos Coordenadores de Estabelecimento, Coordenadores de Ano e Professora...

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

03-12-2013 15:41
Assinalado nas Escolas EB 1 Zeca Afonso através de uma ação de sensibilização para a diferença das pessoas que se expressam ou falam através da Lingua Gestual Portuguesa. A atividade só foi possivel através da colaboração da Professora Rosa Oliveira, professora dos alunos do 2º F que orientou...

Psicomotricidade

01-11-2013 10:48
 Exercícios de Psicomotricidade para a melhoria das aprendizagens:   1º Exercício: Pintar - Solicita-se à criança que colore um desenho, selecionado pela técnica. De seguida, a criança deverá contar uma história exprimindo o que o desenho representa para si. Objetivos: - Desenvolver a...

Enquadramento Legal

10-10-2013 22:08
A Educação Especial em Portugal Por Maria Clara Fonseca, Prof. de Educação Especial  O Estado Português na sua Lei contempla, quer em termos genéricos, quer em termos particulares, a igualdade de oportunidades, a promoção do sucesso para todos e o direito à diferençam e neste sentido parece...

Escola Inclusiva

10-10-2013 21:54
Enquadramento - Diretrizes para a Educação Especial – O DL n.º 3/2008, de 7 de Janeiro A educação especial tem por objetivo a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, assim como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação para o...

A Educação com Tecnologia Educativa

10-10-2013 21:46
"A maior parte da aprendizagem ocorre fora da sala de aula. A quantidade de informações transmitidas pela imprensa excede, de longe, a quantidade de informações transmitidas pela instrução e textos escolares". McLuhan, in Revolução na Comunicação.   Uma das mais interessantes ideias de McLuhan...

Dificuldades de Aprendizagem

10-10-2013 17:03
A área das DA é porventura uma das áreas mais controversas dentro da Educação Especial. De acordo com Kirk, Gallagher & Anastasiow (1993, cit. por Correia e Martins, 1999)(1), “Talvez nenhuma outra área do campo da educação especial tenha gerado tantas pesquisas multidisciplinares e tenha...

Deficiência Auditiva

10-10-2013 17:02
  A Surdez A surdez, de acordo com a perspectiva clínica, significa uma deficiência auditiva que resulta de uma lesão no aparelho auditivo, e por esse motivo, a pessoa fica impossibilitada de ouvir. Numa perspectiva cultural, alguém que é surdo pertence a uma comunidade...

Necessidades Educativas Especiais

10-10-2013 17:00
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no domínio da saúde a deficiência “representa qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica”. No senso comum, a ideia que prevalece é a de que a deficiência é algo de anormal, que não segue a “regra”, e que...

Tecnologia na Educação Inclusiva

Por Maria Clara Fonseca, Professora de Educação Especial

As Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) têm conquistado o nosso quotidiano profissional e doméstico, constituindo-se como influentes auxiliares do dia-a-dia para as mais diversas atividades. Numa época em que se fala de termos como info-exclusão e analfabetismo tecnológico, importa verificar que o domínio das TIC é crucial para os cidadãos em geral, mas que para as crianças com NEE as TIC assumem um papel de inclusão não só na sociedade digital, mas também na própria sala de aula.

 

Atualmente crianças e jovens não podem deixar de realizar atividades/tarefas com recurso às TIC. A aquisição de competências nesta área dependerá cada vez mais da adaptação de cada um a estas tecnologias, justificando-se assim a integração das TIC nos processos educativos, pois estas podem ser um poderoso auxiliar de aprendizagem.

 

O recurso a meios informáticos para apoiar a aprendizagem de pessoas com deficiência é mesmo uma ferramenta imprescindível. As Novas Tecnologias como meio de acesso à informação e à comunicação são, com as devidas adaptações, um meio de compensação das restrições da atividade e da participação dos alunos com problemas, sejam eles físicos ou mentais.