Ação de Sensibilização “As NEE em Contexto Inclusivo

23-04-2015 10:24

Realizou-se no dia 22 de abril de 2015 uma Sessão de Sensibilização subordinada ao tema: “As NEE em Contexto Inclusivo” na Sede do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos – Pinhal Novo – Palmela e contou com a presença dos Coordenadores de Estabelecimento, Coordenadores de Ano e Professora Natividade de Azeredo, em representação da Direção e representante da Educação Especial neste Agrupamento.

A Sessão foi dinamizada pelos Professores do Departamento de Educação Espacial, os quais se empenharam na realização de um trabalho de parceria muito profícuo, conseguindo articular de forma coerente as ideias, os documentos e os procedimentos a realizar para construir a Escola Inclusiva.

Em jeito de resumo da Sessão, foi importante referir que as NEE decorrem de uma falta de interação entre o indivíduo e o seu meio envolvente em que ocupa lugar de destaque a família e a comunidade educativa. E neste sentido, uma e cada cinco crianças ou seja 20% da população escolar, necessitará, no seu percurso escolar, de alguma forma especial de intervenção. Ter NEE é então precisar de um complemento educativo adicional e/ou diferente daquele que é normalmente praticado nas escolas regulares. 

Se queremos caminhar para a Escola Inclusiva, então devemos pensar na Escola Heterogénea/ Diferente /Capacitante, co ambiente educativo estruturado à medida das capacidades dos alunos co NEE.

Importa reter que… A Escola será inclusiva se…

Passarmos do modelo defetológico, centrado no defeito - para o modelo social, centrado no Ambiente Educativo que tem de forçosamente adaptar-se a cada aluno e aí sim, encontramos na Escola para Todos o “lugar de pertença”.

Obrigada a todos pela presença e boa colaboração para esta Sessão.

O Departamento de Educação Especial