Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

02-06-2018 15:17

 Os Professores do Departamento de Educação Especial, em parceria com a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos de Pinhal Novo, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para os direitos das pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), realizaram um conjunto de atividades direcionadas para a comemoração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, com início no dia 16 até ao dia 20 de abril.

     Assim e conforme Programa apresentado em anexo, realizou-se nas escolas do Agrupamento, Escola Básica 2/3 ciclo José Maria dos Santos, Escola Básica Salgueiro Maia e na Escola Básica Alberto Valente, as seguintes atividades:

  • O Laço Humano Azul – No dia 18 de abril, entre as 10:00h às 11:30h, em prol da defesa dos direitos das pessoas com PEA, para a qual os professores, alunos e auxiliares vestiram uma peça de roupa azul.
  • Exposição temática de cartazes e marcadores de livros presente ao longo da semana em articulação com as disciplinas de Educação para a Cidadania e EV para elaboração de mensagens alusivas ao tema (Educação para a Cidadania), a inscrever em marcadores de livros ou cartazes (a elaborar em EV) para serem expostos nas escolas do agrupamento.

     O Departamento de Educação Especial, em exercício de funções nas escolas do agrupamento, agradece a todos a atitude proactiva e de interajuda na realização deste evento. É importante dar a conhecer a diferença e sensibilizar todos os alunos sobre a melhor forma de lidar e viver na escola inclusiva de todos e para todos.

Saibamos nós encontrar nela o nosso lugar de pertença.

O Departamento de Educação Especial

2 de maio de 2018